Obrigado Pela Visita

Seu tempo é precioso, e é por isso que aqui você encontrará textos escritos com sinceridade, sem demagogia. Critique, comente. Mas se tiver um tempinho, leia com atenção.

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

PERSONAGENS


MUDANÇA? SIM OU NÃO?!

O que me deixa intrigado nessas eleições é esse "slogan" adotado: "MUDANÇA". Inclusive pelo meu próprio candidato. E por todos no primeiro turno inclusive.

As "manifestações" recentes no país parecem ter feito com que todos os marqueteiros das campanhas tivessem como único meio de "agradar" os eleitores, o uso das palavras MUDANÇA e MUDAR.

Lembro que mudar não é trocar, trocar nesse caso pode ser sinônimo de retrocesso. Mudar é permanecer em simetria com uma mudança já iniciada que já começou.

Essa mudança que tantos clamam, já começou há 12 anos. As vezes para mudar é necessário sim trocar, mas as vezes para mudar é necessário permitir que a mudança já iniciada se concretize e se mantenha em constante. Sempre, sempre pra melhor.

(*)

Confesso que Dilma como atriz é péssima, principalmente nos debates. Não sou pragmático em achar que Dilma se sai bem nos debates porque voto nela. Estaria sendo hipócrita. Ela realmente é péssima em debates. No último da Band foi um dos piores na minha opinião. Ela definitivamente não nasceu pra ser atriz. E creio que hoje (16/10/2014) no debate do SBT será talvez pior o desempenho dela.

Mas isso tem uma explicação, Dilma tem uma característica interessante. Ela fala com o coração, ela não muda nem veste um personagem para agradar gregos e troianos. Dilma fala da forma como fala com seus subordinados e familiares. Fala com de forma simples e através de fatos demonstrados em palavras. E falar com o coração é tropeçar no português, enrolar a língua ao pronunciar certas palavras, dentre outros tropeços.

Lembro como se fosse hoje, quando Sílvio Santos se candidatou a presidente do Brasil. Eu tinha 13 anos, isso há 25 anos atrás. Talvez muitos, talvez não, muitos não lembrarão disso pois não eram nascidos ou eram muito jovens. Sílvio Santos é o melhor apresentador de TV do mundo na minha opinião. E nessa ocasião, ele substituiu um candidato que não aparecia nem nas pesquisas. E logo após os primeiros programas eleitorais da TV, o Sílvio Santos nas pesquisas pulou pra primeiro lugar.

Isso aconteceu por ele ser o melhor candidato? Talvez sim, talvez não. Nunca vamos saber pois a justiça não permitiu a continuidade de sua campanha por motivos políticos. Mas o fato é que quem tem melhor retórica, a melhor forma de se expressar, ou até mesmo consegue ser um personagem, consegue indubitavelmente se sair melhor no modo de se expressar, seja em debates, campanhas ou programas políticos.

Aécio é um excelente "político" no sentido caricatural da palavra. Pois demonstra boa retórica, consegue "transformar" mentiras em verdades em seu discurso. E isso pra quem ama estética discursal é um bom motivo pra votar em Aécio. Seu personagem me lembra muitos da ficção, os antigos como o Odorico do bem amado. E o mais recente como o brilhante Francis J. Underwood, interpretado pelo excelente ator Kevin Spacey na série House Of Cards. Recomendo que assistam inclusive. 

Portanto é isso, não confundam as coisas. Muitos jovens cometeram esse erro com o Fernando Collor. Na escola lembro de garotas dizendo que votariam em Collor por que ele era lindo, outros diziam que votariam nele por ele falar lindamente na TV. Lula coitado, mal sabia se expressar, eu pessoalmente não achava isso, mas era o que se dizia. Feio, barba mal feita, voz truculenta. Ninguém queria um cara desse governando nosso "lindo" Brasil "imaculado"!

E foi ele quem realmente começou a grande mudança nesse país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário